Voltar para Saiba mais

Principais perguntas sobre Zika vírus e Sexo

Aqui estão as respostas a algumas das perguntas que você possa ter sobre Zika e sexo.

Em Durex,  acreditamos que todos devem ter uma vida sexual saudável e de qualidade, e manter-se protegido contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é fundamental para que isso aconteça. Recentemente, muito tem se falado a respeito do vírus da Zika, inclusive sobre a recente descoberta de que o vírus pode ser transmitido sexualmente. Nós queremos garantir que todos tenham conhecimento suficiente para estarem sempre seguros com sua vida sexual, especialmente quando se trata de proteção. Então, aqui estão as respostas a algumas das perguntas que você possa ter sobre Zika e sexo.

 

O que é o Zika vírus?

Zika é um vírus que pode ser transmitido para as pessoas através de picadas do mosquitoAedes aegypti. Os sintomas mais comuns da doença são semelhantes aos da gripe: febre, erupção cutânea e dor nas articulações. Conjuntivite também é um sintoma comum. A doença é geralmente leve com sintomas que duram de alguns dias a uma semana. No entanto, muitas pessoas que contraíram e são portadoras do vírus podem não apresentar quaisquer sintomas.

 

Por que Durex está falando sobre a Zika?

Até agora, há algumas evidências de que o vírus possa ser transmitido sexualmente. Durex acredita que todos devem ter uma vida sexual de qualidade e saudável, e quer garantir que todos estejam protegidos.

 

Como posso saber se estou com Zika?

As pessoas com maior risco de contrair o vírus Zika são aquelas que são expostas às áreas onde o mosquito é encontrado. Em segundo lugar, aquelas que tiveram relações sexuais desprotegidas com alguém que visitou alguma dessas áreas também podem estar em risco. Cerca de 1 em cada 5 pessoas infectadas com Zika vão apresentar sintomas. Para aquelas que apresentam, a doença é geralmente leve. Por esta razão, muitas pessoas podem não perceber que foram infectadas. Os sintomas mais comuns da Zika são febre, erupção cutânea, dor nas articulações, ou conjuntivite. Os sintomas geralmente começam 2 a 7 dias depois de ser picado por um mosquito infectado. (http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/). Em caso de qualquer suspeita, o médico deverá ser consultado.

 

Usar um preservativo vai impedir que o vírus seja sexualmente transmitido para o meu parceiro?

 Os preservativos são a melhor maneira de manter-se protegido contra qualquer DST, incluindo o Zika vírus. No entanto, os preservativos não garantem 100% de prevenção contra DSTs. Apenas a abstenção do ato sexual garante  proteção completa.

 

Se nem eu ou meu parceiro apresentarmos sintomas, é seguro para nós termos relações sexuais desprotegidas?

Não. Estima-se que apenas 1 em cada 5 pessoas infectadas pelo vírus irá mostrar sintomas! É aconselhável que os casais pratiquem sexo seguro por um período mínimo de 28 dias após deixar a área afetada, mesmo que não apresentem sintomas. Se você ou seu parceiro tem apresentado sintomas do vírus, é recomendável que pratiquem sexo seguro por um período mínimo de seis meses. Se você tiver quaisquer dúvidas ou perguntas, procure um profissional de saúde.

 

Zika vírus pode ser transmitido por outros tipos de sexo, como por exemplo sexo oral ou anal?

Algumas evidências sugerem que o vírus possa ser transmitido através do sangue contaminado. Isso significa que o sexo oral e anal têm o mesmo potencial de risco que o sexo vaginal.

 

E se eu, ou minha parceira, já estiver grávida?

As mulheres grávidas também podem contrair o vírus por meio de sexo desprotegido com um parceiro infectado. Lembre-se, os preservativos não são apenas para a proteção contra a gravidez não planejada, mas também são a melhor maneira de se manter protegido contra qualquer DST.

 

Onde posso obter mais informações sobre o Zika vírus?

Para informações mais completas e atualizadas sobre o Zika vírus,  visite o site da Organização Mundial de Saúde.