Voltar para Saiba mais

Dicas para um bom relacionamento

Como conversar sobre sexo com seu parceiro

Se você já leu colunas com conselho amoroso ou blogs de aconselhamento de casal em relação sexual, com certeza já viu um conselho amoroso em comum em todos eles: “Comunique-se e tenha um relacionamento amoroso saudável! É importante conversar sobre sexo”. Contudo, falar de sexo nem sempre é fácil. Todos, ao conversar sobre sexo, têm suas inseguranças, distrações e irritações. Falar de sexo é carregado de sensações e pressão. Afinal, ninguém quer pensar que é uma mulher ou homem ruim de cama.

Quando bem feita, a comunicação sexual é uma das melhores maneiras de construir um relacionamento amoroso saudável. É algo único e erótico que só os dois compartilham. É um segredo erótico e uma vantagem de viver um relacionamento amoroso. Pode ser que se sinta constrangido em alguns momentos ao conversar sobre sexo – se você conhece alguém bem o suficiente para ter relação sexual com essa pessoa, também a conhece bem o suficiente para falar de sexo: compartilhar seu corpo de verdade com um parceiro também implica saber o que ele pensa sobre a relação sexual.

Conselho amoroso: Falar de sexo vai além de saber do que as mulheres gostam ou não gostam!

É muito comum que a comunicação sexual envolva apenas conversar sobre sexo a repeito do que as mulheres gostam ou não gostam, considerando alguma experiência sexual negativa: "Eu não gosto do jeito como você toca meus seios" ou "Eu não quero transar hoje". No entanto, quando a comunicação sexual flui naturalmente, há como equilibrar essa negatividade com elogios ou dizendo a seu  amado quando ele causa uma excitação em você.

Conselho amoroso: Compartilhe um momento de excitação após uma experiencia sexual

Se de repente você pensar em um momento de excitação quando estão juntos, conte isso com todo o carinho. É bem possível que isso também cause excitação nele. Depois de alguma experiencia sexual em posição nova no quarto, pergunte se foi boa a relação sexual e compartilhe o que sentiu durante a experiência sexual. Geralmente, um elogio verdadeiro pode fazer milagres: o outro ficará menos na defensiva quando for o momento de falar de sexo para aperfeiçoar ou corrigir os movimentos menos prazerosos de uma relação sexual.

Conselho amoroso: Proponha jogos sexuais!

Propor jogos sexuais divertidos na preliminar também ajuda a comunicação sexual. Jogos sexuais como o revezamento nos papéis de "mestre" e "aprendiz" e fazer uma demonstração prática do que as mulheres gostam e de onde e como você, em particular, encontra sua excitação. Um dentre bons jogos sexuais é deixar as coisas acontecerem e, ao se deparar no sexo com prazer da maneira que mais gosta, recompense-o: troque os papéis e preste bem atenção na lição. Por que não fazer uma aula semanal com jogos sexuais sempre? Ou, quem sabe, encaixar jogos sexuais em todas as noites, se estiver inspirada.

"É possível melhorar a comunicação sexual propondo algum jogos divertidos na preliminar"

Conselho amoroso: Compartilhe uma história erótica e suas fantasias sexuais


"É possível melhorar a comunicação sexual propondo algum jogos divertidos na preliminar."

Não pense que toda comunicação sexual envolve conversar sobre sexo. Você pode escrever uma história erótica detalhando exatamente o que gostaria de fazer em uma relação sexual (não seja muito selvagem se for a primeira vez que compartilha suasfantasias sexuais – avalie a reação do seu amado primeiro antes de compartilhar fantasias sexuais). Envie uma mensagem sexy contando algum segredo erótico e fazendo uma pergunta atrevida para ouvir uma boa resposta como resultado aoconversar sobre sexo. Coloque uma carta de amor à moda antiga no bolso dele ou tentem fazer sexo virtual. Mesmo se estiverem separados por apenas dois quartos da mesma casa, a distância simulada pode ajudar a ficarem mais à vontade e, quem sabe, você finalmente realize todas as suas fantasias sexuais apenas por praticar acomunicação sexual de forma eficaz.

Lembre-se: a comunicação sexual é uma via de mão dupla. Ao falar de sexo, é preciso ouvir o parceiro, da mesma maneira que você o instruiu a fazer, e compartilhar suas preferências em uma relação sexual de forma tão aberta quanto espera que ele o faça. Seja honesta sobre suas necessidades e desejos e conseguirá o sexo e o relacionamento amoroso que sempre quis.