Voltar para Saiba mais

Caiu na rede?

Saiba como se prevenir para que suas fotos e vídeos íntimos não se espalhem na internet

Seja para acender a chama do relacionamento que está estagnado ou para apimentar ainda mais a relação, fotografar ou filmar momentos íntimos tornou-se algo comum entre os casais, principalmente com o crescimento do número de smartphones.

Não há nada de errado em gravar momentos de prazer quando há o consentimento do casal e confiança mútua. O problema é quando essas imagens e gravações acabam caindo na mão de pessoas indevidas, seja porque o celular foi perdido ou roubado ou porque o relacionamento acabou e, aquela pessoa que você tanto confiava, resolveu se vingar e espalhar a intimidade de vocês por aí! E quando isso acontece, um transtorno gigantesco é instalado.

Para que você não tenha que passar por essas situações constrangedoras, confira algumas dicas de Durex Brasil para evitar que suas fotos e vídeos caiam na rede:

1. Não poste suas fotos em locais públicos online

Publicar uma foto sem querer e depois apagá-la imediatamente nem sempre significa que ninguém viu! Uma vez postada a foto, alguém pode salvá-la e compartilhar em segundos com qualquer pessoa do mundo, ainda de que de forma ilegal e sem sua autorização. Portanto, nunca poste suas fotos em locais onde qualquer um pode salvar.

2. Senhas

Suas senhas são iguais para várias redes sociais e serviços online? Se a resposta for positiva, é melhor mudá-las já! Procure criar senhas diferentes e evite deixá-las gravadas ao acessar os sites. Assim, caso algum criminoso descubra a senha de algum deles, não conseguirá acessar a dos outros. Também não se esqueça de trocar as suas senhas regularmente, assim evitando a invasão dos seus dados pessoais. E na hora de optar por uma nova senha, mescle entre letras, números e tamanho superior a seis caracteres.

3. Computadores coletivos

Evite entrar em suas contas pessoais quando estiver usando computadores que outras pessoas também usam (lan house, academia, festa na casa dos amigos, trabalho). Os seus dados de acesso podem ficar gravados ou serem hackeados por programas que salvam tudo o que você digita!

4. Justiça

Mas se mesmo seguindo esses e outros procedimentos de segurança suas fotos íntimas forem compartilhadas sem sua autorização, saiba que a exposição sem o seu consentimento é considerada crime. A Lei 12.737/2012 sobre crimes na internet classifica como crime aqueles casos em quem há invasão de computadores, tablets ou smartphones, conectados ou não à internet com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização, sob pena que varia de 3 meses a 2 anos, além de multa.

Fontes: Portal de Notícias G1 e http://bit.ly/1waQdHZ