Voltar para Saiba mais

Sexo e gravidez

Fatos e falácias sobre sexo durante a gravidez

Muitas vezes, sexo e gravidez são vistos como um assunto tabu – um pouco irônico se pensarmos em como a gestação aconteceu. Contudo, não há razão para gravidez significar o fim de sua vida sexual. Listamos abaixo alguns dos mitos sobre sexo durante a gravidez mais comuns.

1. Fatos e falácias sobre sexo e gravidez: Grávida não pode fazer sexo durante a gestação.

A menos que haja quaisquer problemas de saúde que aconselhe evitar o sexo durante a gestação, é possível fazer sexo durante a gravidez até o momento de a bolsa estourar (supondo que se queira isso, claro). Contudo, para os devidos cuidados na gravidez para o sexo, consulte seu médico ou a enfermeira que acompanha seu pré-natal se você tiver algum sangramento e também para saber se há problemas de saúde que possam vir a prejudicar a formação do bebê durante a gestação, como um útero mais sensível. É melhor prevenir tomando os devidos cuidados com o bebê durante o pré-natal do que remediar.

2. Fatos e falácias sobre sexo e gravidez: Sexo durante a gravidez pode prejudicar a formação do bebê

Em uma gestação normal, fazer sexo durante a gravidez não prejudica a formação do bebê em nada, mesmo na posição papai e mamãe. O tampão de muco sobre o colo do útero se une com outros músculos da região do saco amniótico e tudo isso garante a segurança na formação do bebê. No entanto, algumas posições para o sexo durante a gravidez podem ser mais confortáveis, e há uma chance de que seu batimento cardíaco e fluxo sanguíneo após o orgasmo façam com que o bebê se movimente mais do que o habitual. Se houver sangramento ou quaisquer outros problemas de saúde, ou então, se um de vocês tem uma doença sexualmente transmissível (DST), é preciso consultar o médico responsável pelo pré-natal e verificar o que está acontecendo e se há algo de errado com a formação do bebê. Cuidados na gravidez são sempre importantes!

3. Fatos e falácias sobre sexo e gravidez: Sexo causa dores durante a gravidez.

Supondo que sua gestação seja saudável e que certos cuidados na gravidez sejam tomados, não deve haver dores durante a gravidez por conta do sexo. Talvez sinta cólicas depois do orgasmo ou algum desconforto em certas posições para o sexo durante a gravidez. No entanto, se o casal optar por posições que permitam que a mulher fique no comando, isso vai ajudar a evitar dores durante a gravidez. E evitem a penetração profunda do estilo cachorrinho, por exemplo, durante a gestação.

4. Fatos e falácias sobre sexo e gravidez: Por estar grávida, a mulher não fica excitada.

A insegurança sobre seu corpo em constante mudança durante a gestação, a alteração hormonal ou os enjoos matutinos (que não acontecem apenas na parte da manhã, apesar do nome) podem fazer com que você se sinta menos propensa a fazer sexo durante a gravidez, mas isso não é uma regra. Você pode fazer o melhor sexo de sua vida nesse durante a gestação sem prejudicar a formação do bebê. Algumas mulheres ficam hiperexcitadas com o sexo durante a gravidez. Algumas acham que o corpo fica mais sensível, outras são menos sensíveis e existe quem acha que há mudanças ao longo do tempo. Ouça seu corpo, não pressione a si mesma e faça apenas o que achar certo durante a gestação. Se não quiser fazer sexo durante a gravidez, você pode dar prazer ao parceiro com mãos ou com a boca, para manterem a conexão de intimidade entre si – e não se esqueça de que a masturbação é outra boa opção para os dois.

"Não há razão para gravidez significar o fim de sua vida sexual."