Voltar para Saiba mais

O que é a candidíase e como combatê-la

Infecção causada por fungo tem tratamento indolor

O que é candidíase?

A candidíase vaginal é uma infecção desconfortável causada pelo fungo cândida albicans. Esse fungo pode encontrado na boca e na garganta, bem como na pele e no trato digestivo de pessoas saudáveis. Uma queda do sistema imunológico resulta no aumento excessivo do número de fungos ao redor da vagina.

A candidíase não é necessariamente uma infecção sexualmente transmissível, pois pode se desenvolver naturalmente. Mas é possível transmiti-la ao parceiro caso não seja tratada, principalmente quando o casal não faz o uso de preservativo.

Quais são os sinais indicadores da candidíase?

Os sintomas mais comuns incluem dor e irritação ao redor da vagina, bem como vermelhidão e coceira na vulva. Também pode ocorrer corrimento vaginal, na maioria das vezes, esbranquiçado e muito espesso (parecendo um pouco o queijo cottage). Geralmente, é inodoro. Em alguns casos, as mulheres que sofrem de candidíase podem sentir um pouco de dor durante o sexo ou ao urinar.

Mas algumas mulheres que sofrem de candidíase não apresentam sinais ou sintomas da infecção. Nesses casos, a infecção só pode ser identificada durante o exame de Papanicolau.

Como tratar a candidíase

O tratamento da candidíase é rápido e indolor. O médico pode prescrever remédios de uso via oral ou creme vaginais para eliminação dos fungos.

Como prevenir a candidíase?

Para que a candidíase não se torne recorrente, alguns cuidados simples do dia a dia, podem ser tomados. Por exemplo, evite usar roupas apertadas e dê preferência àquelas com tecido de algodão, inclusive as calcinhas.

Até mesmo a alimentação pode ser uma aliada para o combate da infecção. Diminua a ingestão de açucares e carboidratos (que modificam o pH da vagina, deixando a região mais ácida e propícia para a proliferação do fungo). Consumir alimentos ricos em vitamina A e D também ajuda a afastar a candidíase.

Error loading MacroEngine script (file: RelatedContentListing.cshtml)