Voltar para Saiba mais

Conheça os sintomas da sífilis e saiba como se proteger

DST pode atingir homens e mulheres e evolui rapidamente no corpo

Sintomas da sífilis


Os sintomas da sífilis são os mesmos para homens e mulheres e, muitas vezes, são difíceis de reconhecer, assim como acontece com muitas outras doenças sexualmente transmissíveis. A maioria das pessoas não tem certeza de quais são os sintomas e não os percebe com a rapidez recomendável. Então, aqui está nosso guia sobre sintomas da sífilise como tratá-la.

Como os sintomas se manifestam?


Os sintomas da sífilis se desenvolvem em três estágios: primário, secundário e terciário. Os sintomas primários podem aparecer entre dez dias e três meses após a pessoa ter sido exposta à infecção. O sintoma mais comum é uma pequena ferida indolor no local onde a infecção foi transmitida – no pênis, na vagina, no reto, na língua ou nos lábios. Por ser indolor, você pode não notar que contraiu sífilis. Se não for tratada, ela avança para o segundo estágio.
O estágio secundário começa algumas semanas depois que a dor desaparece. Podem surgir, desde erupções na pele e cansaço, até dores de cabeça e aumento dos gânglios linfáticos. Os sintomas da sífilis em seu estágio secundário podem ir e vir ao longo de meses. Em seguida, se ainda não são notados e tratados, os sintomas podem desaparecer completamente e a doença passa para sua fase mais perigosa: a sífilis terciária.
No terceiro estágio, a sífilis pode ser perigosa, podendo causar paralisia, cegueira, surdez e até mesmo acidentes vasculares cerebrais. Por isso, é importante observar quaisquer dos sintomas mencionados aqui e, acima de tudo, praticar sexo seguro.

Como tratar a sífilis?


As sífilis primária e secundária podem ser tratadas com antibióticos. Depois que o tratamento é finalizado, mais alguns exames são necessários para checar se a infecção desapareceu. O tratamento da sífilis terciáriaprecisa de muito mais tempo. Apesar de ser possível deter a infecção, pode não ser possível reverter os efeitos da sífilis terciária. Assim, trate os sintomas enquanto pode.

Como evitar contrair sífilis?


A maneira mais fácil de evitar uma DST como a sífilis é usando preservativos. O sexo seguro é o modo mais eficaz de reduzir suas chances de contrair uma DST. Se você possui muitos parceiros sexuais, é uma boa ideia fazer exames de DST periodicamente, para que saiba quando contraiu ou se está propenso a contrair uma infecção. Se você tiver um parceiro de longo prazo, não há nada que o impeça de fazer exames também. É sempre melhor jogar do lado mais seguro.
Error loading MacroEngine script (file: RelatedContentListing.cshtml)