Voltar para Saiba mais

Como se proteger da AIDS

Doença mata milhões de pessoas durante o ano todo

O Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 01º de Dezembro, foi criado para informar e conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a doença que mata milhares de pessoas durante todos os anos. Somente em 2013, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo morreram vítima do vírus.

Veja as dicas de Durex para te ajudar a entender melhor como a AIDS se manifesta e como tratá-la!

O que é a AIDS?
A AIDS é causada pelo HIV, vírus da imunodeficiência humana e tem esse nome porque destrói o sistema imunológico.

Como a AIDS é transmitida?
- Fazendo sexo sem camisinha, seja oral, vaginal ou anal;
- Uso de agulhas e seringas contaminadas;
- Da mãe para o bebê durante o parto ou amamentação;

Como prevenir a AIDS?
Usar camisinha é a maneira mais eficiente de impedir o contato com o sangue, secreções e espermas, assim evitando a transmissão não somente da AIDS, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Antes de colocar a camisinha, verifique a data de validade e abra a embalagem com cuidado! Nunca utilize os dentes ou objetos pontiagudos ao abri-la, para não perfurar o preservativo. Após usá-la, retire a camisinha com cuidado para que o esperma não vaze e descarte-a no lixo, pois o preservativo não é reutilizável.
Ah, e quando for usar luvas ou seringas, sempre utilize materiais descartáveis para evitar contato com feridas ou líquidos corporais que possam ter o vírus da AIDS.

Como é o tratamento da AIDS?
O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que mantêm o vírus HIV sob controle o maior tempo possível. Quem tem AIDS não pode esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los.
Além disso, o soropositivo pode fazer acompanhamento psicológico e também receber o carinho e compreensão de amigos e familiares, pois a doença deixa o paciente muito fragilizado.

É possível levar uma vida normal mesmo tendo AIDS?
Sim! Quem tem AIDS pode seguir a sua vida normalmente, sem abandonar o convívio social. Trabalhar, namorar, sair com os amigos, transar (com camisinha) e também praticar exercícios físicos, além de ter uma alimentação equilibrada.

Fontes: http://bit.ly/1qHp1vF

   http://bit.ly/1EfiW0O

Error loading MacroEngine script (file: RelatedContentListing.cshtml)