Voltar para Saiba mais

5 principais motivos da falta de desejo sexual

Falta de desejo sexual é mais comum do que imaginamos e atinge tanto homens quanto mulheres. Conheça alguns dos fatores que levam à perda de libido e saiba como tratar.

A falta de desejo sexual nas mulheres

1. Insatisfação com a vida pessoal 

Sabe aqueles dias em que você não quer nem levantar da cama? Problemas no trabalho, com os vizinhos, filhos, trânsito, entre outros, podem deixar a mulher sem tempo (e nem vontade) para o sexo.

2. Vaginismo

O vaginismo é a dor que ocorre durante a penetração por conta da contração involuntária dos músculos próximos à vagina e provoca a falta de interesse em manter relações sexuais. Se acontecer com você, procure o ginecologista, que avaliará as causas e indicará tratamentos adequados.

3. Alterações hormonais

As oscilações do estrogênio (hormônio feminino) durante a menstruação e após a ovulação deixam algumas mulheres mais sensíveis, com os seios doloridos, entre outros sintomas, fazendo com que a vontade por sexo fique em segundo plano.

4. Menopausa

Quando a menopausa chega, a produção de estrogênio oscila, aumentando as chances do aparecimento da depressão, um dos fatores que acaba com o desejo sexual.

5. Gravidez

A gravidez pode gerar insegurança em algumas mulheres, que acabam não se sentindo atraentes para o parceiro. Além disso, elas também ficam com receio de manter relações sexuais e machucar o bebê. Exceto se houver complicações (como sangramentos), praticar sexo durante a gestação é saudável e o casal deve apenas encontrar posições confortáveis para ambos.

A falta de desejo sexual nos homens

1. Cansaço

A sobrecarga das tarefas diárias pode deixar alguns homens cansados e sem pique para o sexo. Tudo que eles mais querem quando estão nessa fase é uma boa cama, mas dessa vez não para transar, e sim para dormir e esquecer de todos os problemas.

2. Abuso de drogas

O consumo excessivo de drogas ou álcool interfere na libido masculina. Além disso, quando usadas sem moderação, podem causar impotência sexual.

3. Estresse

Todo mundo tem algum aborrecimento durante o dia, seja no trabalho, no trânsito ou em casa. Mas quando o problema se torna frequente nem o melhor dos estímulos fará com que o homem tenha vontade de fazer sexo com sua parceira.

4. Problemas na relação

Brigas constantes com a parceira, discussões sobre a criação dos filhos e cobranças acabam com o tesão de qualquer homem.

5. Problemas financeiros

A partir dos 30 anos, a vida do homem costuma dar uma virada. Geralmente, é nesse período que vem o casamento, filhos e investimento financeiro para ascensão profissional. Tudo isso é capaz de deixar o homem sem vontade de ter momentos mais íntimos com sua parceira.

Como recuperar o desejo sexual

Ao perceber que você anda sempre indisposta ou indisposto para praticar relação sexual,procure um especialista em saúde sexual para que ele avalie todas as possibilidades que te levaram à falta de libido. E não precisa ter medo ou vergonha, pois existem diversos tratamentos para recuperar a vontade por sexo, desde conversas para que haja uma reeducação sexual, até tratamentos com medicação.

Além disso, conversas sinceras e frequentes com seu parceiro, ajudam a resolver os problemas do casal e evita que novos aborrecimentos apareçam.

 

Fonte: Dr. Dráuzio Varella | Globo.com | Discovery Mulher

Error loading MacroEngine script (file: RelatedContentListing.cshtml)