Voltar para Saiba mais

Decepção amorosa e o desapego emocional

Sexo após o término de relacionamento amoroso

Quase todo mundo vive uma decepção amorosa em algum momento da vida. A reação de alguns para a decepção amorosa é procurar logo um novo amor. Outros ao enfrentar o término de relacionamento amoroso choram e dizem: "Nunca mais!". Cada um sabe o que é melhor para si quando se trata de problema emocional e relacionamento amoroso. Mas, se estiver muito mal com seu equilíbrio emocional mediante essa decepção amorosa do término de relacionamento, é melhor manter os amigos por perto para receber ajuda com seu problema emocional, orientação e, com isso, se livrar de um comportamento que demonstre dependência emocional e que prejudique a si mesmo.

Cuidado com o desequilibrio emocional

Na fase inicial da dor de uma decepção amorosa, muitas pessoas recorrem ao álcool ou às drogas para anestesiar o seu problema emocional. No entanto, ao tentar afogar suas mágoas mediante a decepção amorosa, isso vai entorpecê-lo e fica fácil tomar péssimas decisões que demonstrem desequilibrio emocional sob a influência de tais substâncias.

Transar sem camisinha durante o desapego emocional: uma péssima ideia

Se você esteve em um relacionamento amoroso com uma pessoa por um longo tempo, é fácil se esquecer de que transar sem camisinha é inadmissível. Mesmo o sexo oral ou movimentos com a língua podem transmitir DSTs. Então, é preciso estocar camisinha se quiser transar de novo. Compre camisinha com sabor e experimente um tamanho de camisinha diferente se sua preferência for fazer sexo com homens e invista em um tamanho de camisinha que seja confortável se você for um deles. Uma decepção amorosa só pode ficar pior se você ainda tiver que lidar com o medo de doenças sexualmente transmissíveis ou com uma gravidez indesejada durante o desapego emocional, ao tentar reestabelecer o equilíbrio emocional, superando o desequilíbrio emocional.

Não faça outros de objetos sexuais

Só porque está passando por uma decepção amorosa e o seu estado emocional está abalado, não significa que deve tratar as outras pessoas como objetos sexuais descartáveis. Se está à procura de um simples flerte, seja honesto com o parceiro em potencial antes de começarem a ficar mais íntimos em um relacionamento amoroso. Ferir alguém com mentiras não vai fazer com que se sinta melhor do seu problema emocional, além de levar a outras complicações de dependência emocional que poderiam ser facilmente evitadas.

O desapego emocional vem com o tempo

Ao passar por uma situação onde o desapego emocional é a única saída, você pode até achar que nunca vai encontrar alguém tão bom para um relacionamento amoroso quanto seu ex, mas isso é muito mais uma questão de química do que qualquer outra coisa. Quando se ama alguém, o corpo libera uma substância chamada oxitocina, e quebrar essa dependência emocional de um relacionamento amoroso pode ser difícil. Felizmente, o tempo é um santo remédio para um problema emocional como o desapego emocional: se você evitar entrar em contato com seu ex e permitir-se passar um tempo mais isolado (com o apoio de amigos e familiares se necessário), toda aquela química (literalmente) vai desaparecer e o equilíbrio emocional será restabelecido.

Pode não ser tão já, mas chegará o momento em que o estado emocional alcançará um equilíbrio emocional. Diante de uma decepção amorosa, ame a si mesmo, faça coisas que gosta e, assim que estiver pronto para seguir em frente, você se sentirá melhor e mais disposto para um novo relacionamento amoroso. É claro que também poderá chegar à conclusão de que está mais feliz sozinho.

"Diante de uma decepção amorosa, ame a si mesmo, faça coisas que gosta e, assim que estiver pronto para seguir em frente, você se sentirá melhor e mais disposto para um novo relacionamento amoroso."